Fandom

Supernatural Wiki

Hierarquia Celeste

559 pages em
Este wiki
Adicione uma página

Essas forças divinas nos protegem e, mais do que isso, são auxiliares diretos de Deus na execução da grande obra divina. Descubra quais são os tipos e as funções dos anjos, sempre associados a luz e alegria. Miguel por ter sido o primeiro criado por Deus é o Príncipe de todas as castas listadas a baixo.

Deus também é conhecido, nas antigas tradições espirituais, como o Grande Arquiteto. Ele idealizou o Universo, mas, da mesma forma que na construção de uma casa, tem vários ajudantes para concretizar sua obra. Não é o Criador que põe diretamente a mão na massa, mas sim seus auxiliares, cada um com sua função. Esses ajudantes divinos são os anjos – uma legião de seres celestiais divididos em diversas esferas, desde os mais poderosos e próximos de Deus até os mensageiros que vivem a nosso lado, os anjos da guarda.

Nove tipos Um antigo tratado, chamado Hierarquia Celeste, escrito provavelmente no século 5, descreve a função dos anjos como parte fundamental do plano divino da Criação, de acordo com a tradição judaico-cristã. Seu autor, Dionísio, o Areopagita (conhecido assim porque trabalhava para o Areópago, o poder judiciário grego), para efeito didático dividiu a hierarquia dos anjos em nove coros, ou nove grupos. Até hoje, essa é a classificação angélica mais usada, embora existam outras, menos conhecidas.

Apesar de os anjos serem representados, de costume, como bebês gorduchos ou jovens com asas, eles são pura energia, que pode se manifestar de várias formas – ou até mesmo sem forma definida. No texto da Hierarquia Celeste, Dionísio fala que os seres angélicos são como “espelhos translúcidos e brilhantes”.

Seres de luz Os primeiros a receber a Luz Divina são os anjos, que a transmitem a nós – por isso, na tradição judaica, apresentam-se em número incalculável, com características diferenciadas de poder e luminosidade.

“Certos anjos trazem cura para o corpo e as emoções. Outros protegem os lugares sagrados da Terra e há os que atuam nos reinos mineral, vegetal e animal”, escreve a autora americana La Una Huffnes no livro Como Estabelecer Contato com os Anjos de Cura (ed. Pensamento). “No Oriente, são denominados devas, palavra sânscrita que significa ‘seres brilhantes’, com referência à sua aparência luminosa”, escreve outro autor, o inglês Geoffrey Hodson, no livro No Reino dos Deuses (ed. Pensamento).

Conheça a seguir os diferentes níveis da hierarquia angélica.

Arcanjos – São responsáveis pelos planetas e seus habitantes e podem ser invocados por meio da prece. São Miguel é o Príncipe dos Arcanjos, e sua poderosa luz azul-anil brilhante combate as forças malignas como uma espada cortante.

querubins – Eles guardam a Árvore da Vida, depois da expulsão de Adão e Eva do Paraíso. A Bíblia os descreve com quatro rostos, quatro asas e muitos olhos, símbolos de sua sabedoria. Os querubins retratados como bebês foram inspirados nas pinturas gregas, que consideravam esses seres ajudantes do deus Cupido. Mas os querubins, de acordo com a tradição judaico-cristã, são inteligências muito poderosas.

anjos – São os seres celestiais mais próximos de nós. Ativam nossa intuição, nos protegem dos perigos e nos inspiram na direção correta – quando estamos em conexão com eles, é claro. Para entrar em nossa vida, precisam de espaços limpos, flores, cores claras, música e perfumes suaves. E, acima de tudo, o cultivo de sentimentos amorosos. O anjo da guarda é o que nos acompanha mais de perto.

Oração para chamar a alegria dos anjos O Canto dos Serafins, uma oração poderosa que consta do Antigo Testamento, pode ser repetido toda vez que seu coração estiver cheio de alegria ou, ao contrário, quando precisar trazer, com urgência, mais harmonia e amor a sua vida.

Recite ou cante “Santo, santo, santo é o Senhor Deus dos exércitos. Céus e terra proclamam vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito é o nome do Senhor.”

Oração para o anjo da guarda Sempre que precisar de proteção ou antes de dormir, reze: “Santo Anjo do Senhor, Meu zeloso guardador, Se a ti me confiou, A piedade divina para sempre me Rege, guarde, governe, ilumine, Amém.”

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória